PALESTRAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA PÚBLICO INTERNO

As palestras são fundamentais para informar funcionários e colaboradores em relação ao meio ambiente em que vivem, tem como objetivo conscientizá-los quanto à conservação e uso racional dos recursos naturais e sua interação com meio ambiente.

PALESTRA COM O TEMA “ PROTEÇÃO DE NASCENTES; MATA CILIAR: IMPORTÂNCIA, PRESERVAÇÃO E RECUPERAÇÃO.”

Com o tema Proteção de Nascentes, a Bióloga Msc Claudine Gonçalves da Rocha, membro do corpo técnico da WCM Ambiental Ltda, proferiu a palestra com destaque para a importância destas para o abastecimento dos riachos, córregos e cursos de água, que por sua vez abastecem os rios.

A palestrante enfatizou também a importância das nascentes como fonte de um elemento essencial aos seres humanos e demais seres vivos, tanto para a dessedentação, produção de alimentos como para a preservação dos ecossitemas.

O Tema Mata Ciliar: Importância, Preservação e Recuperação, demonstrou a relevância da mata ciliar na proteção das margens de córregos, riachos e rios para os ecossistemas aquáticos.

Com esse tema evidenciou que a destruição da mata ciliar elimina a fonte de nutrientes, alterando a cadeia alimentar do ecossistema, propicia erosões, causando o carreamento de sedimentos (areia e argila) para o leito do curso de água, esses por sua vez, removem por atrito as algas, fungos e bactérias necessários à manutenção e purificação da água.

A palestrante explicou que todos esses eventos modificam o ambiente aquático e consequêntemente ocasionam o desaparecimento de peixes e outros organismos que habitam nesses ecossistemas.

PALESTRA COM O TEMA “RACIONALIZAÇÃO DA ÁGUA”

A Engenheira Ambiental Lisiane Suemi Ekamoto ministrou a palestra Racionalização da água, na qual evidenciou a necessidade e importância desse recurso natural.

Para orientar os funcionários e colaboradores, quanto ao uso racional da água demonsmostrou diversas medidas de fácil aplicação que podem ser realizadas cotidianamente e que garantem a preservação desse bem, qualidade de vida e futuro suste

PALESTRA COM O TEMA “BIOPIRATARIA E CAÇA ILEGAL; BIODIVERSIDADE E SUSTENTABILIDADE; RESÍDUOS SÓLIDOS E SUSTENTABILIDADE”

A Bióloga Sonia da Conceição, membro do corpo técnico da WCM Ambiental Ltda, ao ministrar a palestra Biopirataria e caça ilegal, promoveu esclarecimentos sobre o impacto do tráfico e da caça ilegal de animais silvestres no Brasil.

Enfatizou a necessidade e a importância do combate a essas atividades, já que o tráfico, a caça ilegal e a pesca predatória, representam ameaça de extinção às espécies da fauna brasileira.

Destacou que o tráfico, a caça ilegal e a pesca predatória causam graves consequências em todo o mundo, e no Brasil traz problemas de ordem social, econômica e principalmente ambiental, devido as incalculáveis perdas de indivíduos.

A palestrante pontuou que, infelizmente, essa prática ainda ocorre porque a grande extensão territorial dificulta a fiscalização da Policia Ambiental e órgãos competentes, mas que várias Organizações Ambientais governamentais e não governamentais estão trabalhando para combater essas práticas.

Na palestra Biodiversidade e Sustentabilidade, a ministrante expôs a importância da biodiversidade para humanidade, uma vez que a produção de alimentos, remédios e muitos outros produtos tem como fonte a diversidade da Fauna e Flora.

Frisou que além do excepcional valor econômico, a biodiversidade, possui valores: científico, educacional, recreativo e estético, e que a sustentabilidade do meio ambiente e disponibilidade dos recursos naturais dependem da conservação da Biodiversidade, pois é ela que possibilita a manutenção de nossas vidas e dos outros seres vivos.

Neste contexto a palestra Resíduos Sólidos e Sustentabilidade, evidenciou que a gestão dos resíduos sólidos e a prática de sustentabilidade estão diretamente relacionados ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente. Assim, a utilização dos recursos naturais de forma inteligente preserva-os no presente e para as gerações futuras.

A ministrante destacou que a degradação ambiental é consequência de atividades humanas não sustentáveis. Portanto, para agir de forma sustentável todos devem praticar medidas como: Não descartar os resíduos de maneira inadequada; separar os resíduos recicláveis dos não recicláveis e dos orgânicos; recusar produtos que agridam a saúde e o meio ambiente e, sempre que possível, utilizar meios de transportes não poluentes e sustentáveis.