Palestra sobre Prevenção de Doenças e Uso Correto de Equipamento de Segurança


A usina Dcoil – Destilaria Centro Oeste Iguatemi Ltda do grupo Donadel situada na divisa entre Naviraí e Iguatemi proporcionou na tarde desta quinta-feira, às 13:00 horas uma palestra sobre prevenção de doenças em especial Diabetes e Hipertensão e o uso correto de equipamento de segurança.

O evento teve como coordenadora a enfermeira do trabalho Tatiane Mesquita Henrique com a participação do médico do trabalho Marcos Oriel e dos técnicos de segurança do trabalho Ademir Alves de Souza e Fabiano do Prado Neto.

No local, alguns funcionários tiveram a oportunidade de medir a pressão arterial, processo este que fez parte da programação do projeto de prevenção para uma boa saúde.

Segunda Tatiane, todos os trabalhadores presentes na palestra receberam alguns “folder” destacando um jeito melhor de se cuidar e assim evitar doenças como Hipertensão e Diabetes.

“Não adianta só medir a pressão arterial, mas sim procurar meios para resolver algum problema detectado durante os procedimentos de rotina”, comentou a coordenadora da palestra que destacou ainda como tratar o Diabetes.

O técnico de segurança do trabalho, Ademir, falou sobre os cuidados com os EPIs- Equipamentos de Proteção Individuais e ainda como zelar e manter o ambiente de trabalho em condições de higiene conforme determina as normas da empresa.

“O nosso ambiente de trabalho estando dentro das normas de segurança e higiene com certeza vamos produzir mais e com saúde”, apontou o técnico recebendo o reforço do colega Fabiano.

Já o médico do trabalho, Marcos, comentou sobre Licença Médica e Condições de Trabalho sem Prejuízo para o Trabalhador e a Empresa, dando destaque sobre os excessos de licença para o mesmo individuo.

“Temos que procurar evitar as licenças, por que pode causar prejuízos tanto para a empresa como para o próprio trabalhador, pois quem está doente de verdade é medicado e volta ao trabalho, mas existem casos que, mesmo com saúde, tem gente que pede para ficar em casa e isso é ruim”, explicou o médico.

Ao encerrar o ciclo de palestras, Tatiane colocou o setor de saúde a disposição dos funcionários pedindo a colaboração de todos no sentido de procurar prevenir acidente bem com a realização de exames para ver como anda a saúde do quadro de funcionários da empresa.

“É interessante este tipo de palestra uma vez que visa sanar dúvidas e prevenir doenças”,